Ponentes

plenarios

nuestros ponentes
Teresa Gil

TERESA GIL

Responsable del programa de agua de WWF España

mais informação

Teresa Gil é uma bióloga espanhola com mais de 20 anos de experiência profissional na gestão de Áreas Protegidas Natura 2000 e na conservação e recuperação de habitats aquáticos e flora endémica do Mediterrâneo. Desde abril de 2019, é responsável pelo Programa Água WWF-Espanha. Teresa é membro de várias ONGs como WWF, SEO Birdlife, Territórios Vivos e SEBICOP.

Evelyn Garcia

EVELYN GARCÍA

Vicepresidenta del Centro Ibérico de Restauración fluvial (CIREF)

mais informação

Evelyn García é bióloga com pós-graduação em manejo florestal. Técnico, com 18 anos de experiência, pela Agência Catalã de Águas em planejamento hidrológico, custódia e restauração fluvial. Fundador do Centro Ibérico de Restauro Fluvial em 2008 e vice-presidente do mesmo durante 4 anos.

HANS STIELSTRA

HANS STIELSTRA

Directorate General for Environment of the European Commission

mais informação

Hans Stielstra trabalha na unidade de gestão sustentável da água doce da Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, como chefe-adjunto dessa unidade. Nessa qualidade, esteve envolvido na vertente da água doce da legislação relativa à recuperação da natureza e, mais especificamente, no debate sobre os rios de curso livre, também no âmbito da Estratégia de Biodiversidade da UE. Antes disso, era responsável pela política ambiental internacional, em especial pelos acordos ambientais multilaterais como a CBD e a Cites, pelo UNEP e por outros organismos e processos internacionais na Direcção-Geral do Ambiente da Comissão.

Teodoro Estrela

TEODORO ESTRELA

Direcção-Geral da Água do Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico.

mais informação

É doutorado em Engenharia Civil pela Universitat Politècnica de València. O seu trabalho na Administração da Água tem sido combinado com o seu trabalho académico, desde 2005, como Professor Associado na Universitat Politècnica de València, onde orientou 5 teses de doutoramento e publicou numerosos artigos em revistas científicas. Foi também Secretário Técnico Permanente da Rede Mediterrânica de Organizações de Bacias Hidrográficas e, recentemente, Presidente do Comité da Água do Conselho Mundial de Engenheiros Civis.

Jose carlos pimienta machado

JOSE CARLOS PIMIENTA

Vice-President of the Portuguese Environment Agency (APA).

mais informação

Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro, pós-graduado em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Mestre em Administração Pública pela Universidade Católica e possui o Curso de Estudos Avançados em "Defesa Nacional". Tem dedicado a sua vida profissional ao ambiente, em matérias relacionadas com a gestão dos recursos hídricos. Começou por trabalhar na Comissão de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Ave, planeando e coordenando as acções de descontaminação da Bacia Hidrográfica do Ave; foi membro de várias instituições regionais de ambiente, onde desempenhou funções na gestão dos recursos hídricos. Entre 2008 e 2011 foi director do Departamento de Recursos Hídricos do Litoral, na ARH do Norte, e Administrador Regional da Administração da Região Hidrográfica do Norte, departamento desconcentrado da APA, entre 2012 e 2018. Desde Maio de 2018, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da APA. É Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Norte desde 2013, bem como Presidente da Sociedade Polis Ria de Aveiro desde 2018. É membro do Conselho Directivo do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia do Porto.

Paul Brotherton

PAUL BROTHERTON

Freshwater Manager

Wetlands International Europe

mais informação

Paul é o ponto focal da Wetlands International Europe, que procura acelerar a implementação da legislação da UE relativa à água doce, restaurar e proteger os rios de curso livre e implementar e aumentar as soluções baseadas na natureza para as águas interiores.

Paul passou as últimas duas décadas na intersecção entre a ciência da conservação, a política e a comunicação na UE, nos EUA e a nível mundial. Os rios atravessam as suas experiências - incluindo o Hudson, o Níger e o Reno. Antes de trabalhar a nível global e europeu para a Wetlands International, passou mais de uma década em Washington, DC, como Director Legislativo do campeão ambiental e membro da Câmara dos Representantes dos EUA Maurice Hinchey, e como Director de Investigação na League of Conservation Voters. Tem experiência de campo na investigação de espécies dependentes de zonas húmidas, desde os Everglades nos EUA até à Amazónia boliviana, e durante quase 20 anos foi voluntário do Programa de Monitorização de Aves Marinhas da Baía de Delaware nos EUA.

Yurena Lorenzo

YURENA LORENZO

Wetlands International Europe

mais informação

Yurena é uma bióloga com mais de 10 anos de experiência profissional dedicada ao desenvolvimento e implementação de projectos e programas internacionais. O seu interesse pela gestão de programas ambientais começou com um estágio na Fundación Biodiversidad, onde teve a oportunidade de trabalhar na cooperação para o desenvolvimento ambiental. Após a sua mudança para a Roménia, onde viveu durante mais de sete anos, continuou a sua paixão por projectos e programas, especialmente de desenvolvimento rural e relacionados com o ambiente. Em 2016, Yurena mudou-se para Malta, onde teve a oportunidade de trabalhar para o Ministério do Ambiente no ponto focal do programa europeu LIFE, e com a BirdLife Malta, onde liderou o departamento de Desenvolvimento Empresarial.

Desde 2019, Yurena está a liderar as operações da Wetlands International na região europeia, em estreita cooperação com os membros da Associação Europeia da Wetlands International e diferentes redes e parcerias. Ela também supervisiona os programas da Wetlands International Europe sobre biodiversidade, ação externa, água doce e turfeiras que visam aumentar a conscientização sobre os valores, status e tendências das zonas úmidas e sua importância para atingir os objetivos da política europeia.

nuno bravo

NUNO BRAVO

Agência Portuguesa do Ambiente

mais informação

O Engenheiro Nuno Bravo, representante da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Administrador da ARH (Administração da Região Hidrográfica do Centro), é um engenheiro civil com vasta experiência na gestão de recursos hídricos e, em particular, da região Centro.

David Gargantilla

DAVID GARGANTILLA

Confederación Hidrográfica del Ebro

mais informação

Ingeniero Técnico de Obras Públicas por la Universidad Politécnica de Madrid. Desde el año 2004 trabajando en los cauces de la cuenca del Ebro e intentando restaurarlos desde los albores de la primera Estrategia de Restauración de Ríos.

Ha participado en los proyectos LIFE Territorio Visón, recuperando territorio y hábitat fluvial en los ríos Arga y Aragón, y Creamagua, en el que se crearon humedales desnitrificadores.

Actualmente Jefe del Servicio de Actuaciones en Cauces de la Confederación Hidrográfica del Ebro. Ejerce de coordinador técnico en el desarrollo de la Estrategia Ebro Resilience y en el Proyecto LIFE Ebro Resilience P1, en los que se coordinan medias de restauración fluvial y de gestión del riesgo de inundación.

Carlos Marcos

CARLOS MARCOS

Confederación Hidrográfica del Duero

mais informação

Chefe da delegacia de água. Atualmente trabalha como funcionário da Confederação Hidrográfica do Douro. É licenciado em Engenharia Química pela Universidade de Valladolid e mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade de NewCastle (Reino Unido) e mestre em Gestão e Administração Ambiental pela Biodiversity Foundation.

Sobremesa

nuestros ponentes
Maria Garcia de la fuente

MARIA GARCIA DE LA FUENTE

Presidenta Asociación de Periodistas de Información Ambiental

mais informação

Licenciada em Jornalismo pela Universidade Complutense de Madrid e Licenciado em História pela UNED. Exerce jornalismo ambiental há 22 anos, quando começou na agência de notícias Europa Press. Após 8 anos, passou a integrar a equipa fundadora do jornal Público, na secção de Ciências. Trabalhou na Assessoria de Imprensa do Ministério do Ambiente e dos Assuntos Rurais e Marinhos, sendo atualmente presidente da Associação dos Jornalistas de Informação Ambiental (APIA).

Jose Maria Montero

José María MonterO

Director «Espacio Protegido» y «Tierra y Mar», Canal Sur

mais informação

Licenciado em Ciências da Informação, jornalista especializado em informação científica e ambiental. Atua, desde 1981, na imprensa diária, publicações especializadas, rádio, televisão e mídia digital. Responsável pela área de Meio Ambiente nos Serviços de Informação da Radio Televisión de Andalucía. Diretor dos programas “Espacio Protegido” e “Tierra y Mar” (Canal Sur TV).

Fernando Valladares

FERNANDO VALLADARES

Biólogo, investigador en el CSIC y divulgador científico

mais informação

Cientista altamente citado no campo da ecologia, professor pesquisador do CSIC e professor associado da Universidade Rey Juan Carlos. Prêmio de Proteção Ambiental Jaume I 2020 e ativo divulgador científico. Toda a informação no seu site www.valladares.info

Cristina Monge

CRISTINA MONGE

Politóloga especialista en emergencia climática y transición ecológica

mais informação

Cientista política e PhD pela Universidade de Zaragoza, é especialista em sustentabilidade e qualidade democrática, especialmente em governança para a transição ecológica. Ele trabalha em centros de pesquisa como Globernance, BC3, itdUPM e no conselho de curadores da Ecodes. Participa de conselhos consultivos e projetos de governo e preside a Associação "Mais Democracia". Além disso, publicou vários livros e obras coletivas sobre questões políticas e sociais.

Talleres

nuestros ponentes
Francisco J. Oliva

FRANCISCO J. OLIVA

Life Invasaqua, Universidad de Murcia

mais informação

Professor do Departamento de Zoologia e Antropologia Física da Universidade de Múrcia. Atualmente é Coordenador do projeto LIFE INVASAQUA. Sua pesquisa inclui diferentes aspectos da ecologia e biologia da fauna aquática, com interesse especial em problemas ambientais emergentes, como invasões biológicas. Especialista em peixes de águas continentais e zonas de transição, trabalha há décadas com espécies invasoras do sul da península e em projetos de gestão de fauna aquática.

Elena Pita

Elena Pita

Directora de la Fundación Biodiversidad del Ministerio para la Transición Ecológica y el Reto Demográfico

mais informação

Elena Pita é diretora da Fundação Biodiversidade do Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico. Ela é especialista em meio ambiente, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Ela trabalhou como consultora para a Comissão Europeia, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e o Escritório Espanhol de Mudanças Climáticas. É engenheira agrônoma e mestre em ciências pelo Mediterranean Agronomic Institute of Montpellier.

Gustavo

GUSTAVO GONZALEZ

Biólogo, director de Icthios Gestión Ambiental y miembro de la Junta del Ciref

mais informação

Desde finais dos anos 80 que se dedica a compreender o funcionamento dos rios e das populações de peixes.

Na sua carreira profissional, dedicou-se, após quatro anos na administração regional, à consultoria, combinada - quando possível - com a docência como professor associado de ecologia e limnologia aplicada na Universidade de León.

Como consultor, dirigiu e desenvolveu mais de 150 projectos sobre o estudo da dinâmica das populações de peixes, monitorização e controlo ambiental de rios e zonas húmidas, controlo e erradicação de espécies invasoras, avaliação da continuidade fluvial e acompanhamento de projectos de restauração fluvial para diferentes administrações e organismos de bacia. Foi membro do painel de peritos do plano nacional de restauração fluvial, do grupo de

Foi membro do painel de peritos do plano nacional de restauração fluvial, do grupo de trabalho MAGRAMA para o desenvolvimento de protocolos para a caraterização hidromorfológica de massas de água da categoria rio, bem como de diferentes comités científicos de projectos Life.

Frederic Casals

FREDERIC CASALS

Life Invasaqua – Universitat de Lleida (UdL)

mais informação

Doutorado em Biologia pela Universidade de Barcelona (UB), dedica-se desde a década de 1980 à investigação sobre a distribuição e evolução das comunidades de peixes de águas interiores; a ecologia de espécies aquáticas invasoras e a restauração de ecossistemas aquáticos. Atualmente é Professor Colaborador no Departamento de Ciências Animais da Universidade de Lleida e Investigador Associado no Programa de Dinâmica da Paisagem e Biodiversidade do Centro de Ciência e Tecnologia Florestal da Catalunha (CTFC). É responsável pelo projeto LIFE INVASAQUA em nome da Sociedade Ibérica de Ictiologia (SIBIC), um dos 9 parceiros do projeto, do qual é membro fundador e membro do seu Conselho de Administração.

Cinta Luengo

Cinta Luengo

 Jefa del Área de Ciudades, encargada de los proyectos de restauración fluvial en entornos urbanos

mais informação

Cinta Luengo é chefe da Área de Cidades da Fundación Biodiversidad e se dedica a projetos de restauração fluvial em ambientes urbanos. Tem trabalhado principalmente na gestão e coordenação técnica de projetos de ordenamento do espaço hidrológico e fluvial, gestão de eventos extremos e planos de adaptação às alterações climáticas. É Engenheira Agrónoma com Mestrado em Gestão de Serviços Ambientais e Infraestruturas.

Victoria Perez

Victoria Pérez

Responsable de la coordinación del Área de Ciudades de la Fundación Biodiversidad

mais informação

Victoria Pérez é responsável pela coordenação da Área de Cidades da Fundação Biodiversidade. Anteriormente, foi responsável pela gestão do Programa Emplenaverde e da Rede Emprendeverde da Fundação. A sua atividade profissional tem-se centrado na gestão de concursos públicos e projetos de conservação da biodiversidade, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável. É licenciada em Ciências Ambientais. 

Francisco Duran

Francisco Durán

Técnico Área de Renaturalización Urbana y Resiliencia Fundación Biodiversidad

 

mais informação

Francisco Durán trabalha na Área de Renaturação e Resiliência Urbana da Fundação Biodiversidade, com especial dedicação a projetos de renaturação de ambientes fluviais e redução do risco de inundações. Ele tem experiência em planejamento e gestão de espaços fluviais e é um membro ativo da Young Water Professionals Network. É licenciado em Ciências Ambientais com Mestrado em Biodiversidade e Doutorado em Geografia pela Universidade de Navarra.

Catarina Miranda

CATARINA MIRANDA

GEOTA

 

mais informação

Catarina Miranda é formada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2005), com mestrado em Matemática Aplicada às Ciências Biológicas pelo Instituto Superior de Agronomia (2008) e doutorado em Ciências Naturais pelo Instituto Max-Planck para a Ornitologia, Universidade de Constança, Alemanha (2014). Foi professora e pesquisadora em pós-graduação em Biodiversidade e Conservação na Universidade Federal do Maranhão, Brasil (2014-2018) e em pós-graduação em Neurociências e Comportamento na Universidade Federal do Pará, Brasil (2018-presente). Em 2021, integrou a GEOTA como coordenadora do projeto Rios Livres. É fascinada pela conservação da natureza e estratégias de preservação dos ecossistemas diante dos impactos humanos.

PETER RUDBERG

Geoviable

mais informação

Peter (Dr. Governação da Água) investiga a interacção entre a legislação, a administração e os processos das partes interessadas em torno da produção de energia hidroeléctrica e da recuperação de rios nos países da UE. Centra-se em saber a que escala, em que medida e por que razão os processos de governação conduzem a resultados mais ou menos eficazes e coerentes. É líder do WP e coordenador do grupo de referência de um projecto de três anos centrado na implementação do Plano Nacional Sueco para Disposições Ambientais Modernas para a Energia Hidroeléctrica (NAP). Para além disso, desenvolve trabalho de investigação e consultoria com a GeoViable.

Brufao

PEDRO BRUFAO CURIEL

Universidad de Extremadura

mais informação

Doutor em Direito Administrativo pela Universidade Carlos III de Madrid e Licenciado em Direito pela Universidade Complutense de Madrid. Professor de Direito Administrativo na Faculdade de Direito (Cáceres) da Universidade da Extremadura. Master of Laws in Energy and Environmental Law pela Tulane Law School em New Orleans (EUA). Concedido pela Comissão Fulbright. Master of Laws en Derecho de la Energía y Ambiental por la Tulane Law School de Nueva Orleans (EE. UU.). Becado por la Comisión Fulbright.

Niko Soininen

NIKO SOININEN

(University of Eastern Finland

mais informação

Niko Soininen (LL.D) é professor de Direito Ambiental na Escola de Direito da Universidade da Finlândia Oriental, Centro de Direito do Clima, Energia e Meio Ambiente (CCEEL), codiretor do CCEEL e codiretor do interdisciplinar UEF Water Research Programa. Sua pesquisa se concentra na lei e governança de sistemas socioecológicos complexos, particularmente em sistemas de água doce, marinhos e urbanos. Fora da academia, trabalhou como consultor para a HELCOM, o Banco Mundial e vários ministérios finlandeses.

Jorge Marquinez

JORGE MARQUINEZ

Universidad de Oviedo

 

mais informação

Doutor em Geologia e Professor de Geodinâmica Externa na Universidade de Oviedo, onde desenvolveu a sua atividade de investigação, com inúmeras publicações científicas, direção de projetos de investigação, teses de doutoramento, etc. Durante anos foi Diretor do Instituto de Recursos Naturais e Ordenamento do Território (INDUROT) da Universidade de Oviedo. Diretor de Recursos Naturais da Administração do Principado das Astúrias (1993-1995). Presidente das Confederações Hidrográficas do Norte (2004-2008) e Cantábrico (2008-2012). Presidente do Conselho de Administração da empresa pública: Aguas de las Cuencas del Norte. Coordenador da Comissão Nacional de Cheias (2005-2011). Diretor Geral de Biodiversidade, Florestas e Desertificação do Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico (2020-2022) Atualmente é Professor Emérito e coordenador do Núcleo de Recursos Naturais e Matérias-Primas da Universidade de Oviedo.

Marc Garcia

MARC GARCIA

Confederación Hidrográfica del Júcar

mais informação

Marc García Manzana é Engenheiro Civil pela Universidade Politécnica de Valência. Além disso, é formado em direito pela UNED e servidor público de carreira do Corpo Estadual de Engenharia Civil. Actualmente é o Comissário das Águas da Confederação Hidrográfica do Júcar e dele depende a gestão do domínio público hidráulico, incluindo concessões de uso de água, autorizações de descargas e obras que afectem o domínio público hidráulico. as obras de conservação e restauro dos leitos das ribeiras e o regime sancionatório em matéria hídrica. Também dirige a polícia das águas, composta por 65 agentes para um território de 43.000 km2 e mais de 45.000 km de canais. A nível internacional, é Secretário-Geral do Mediterranean Water Institute, organização internacional reconhecida pelas Nações Unidas e fundada em 1982 em Rabat, Marrocos. Por último, em 2023 recebeu o prémio “Jovem Engenheiro” do Colégio das Estradas, Canais e Portos pelo seu percurso profissional.

Pedro

PEDRO TEIGA

E.Río

mais informação

Doutorado em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, fundou há mais de 10 anos a E.RIO, empresa portuguesa que se dedica à reabilitação de rios e ribeiras, através de Nature-Based Solutions e processos de participação pública. Coordenador de uma equipa multidisciplinar especializada na execução de planos, projetos e intervenções de reabilitação fluvial. É também Mentor da marca RIOS+, dos Laboratórios Rios+ implementados em mais de 60 municípios portugueses, do movimento “Guardiões dos Rios” e do Plano Estratégico de Reabilitação da Linha de Água, com aplicação a nível municipal e interurbano nível.

Pablo_Corominas

PABLO COROMINAS

Experto en restauración fluvial

mais informação

Pablo Corominas Ortiz, formou-se em Química pela Universidade de Sevilha. Desenvolvi o meu percurso profissional no mundo da água onde pude participar em diferentes vertentes: qualidade da água, planeamento hidrológico, gestão de sistemas de distribuição, engenharia hidráulica e recuperação de rios. É neste último campo que me especializei, podendo participar em diferentes projetos bem como na avaliação e síntese da aplicação do conceito de restauração fluvial nos programas de medidas em Espanha ao longo dos três ciclos de planeamento.

Alexandra

Alexandra Aragão

Universidad de Coimbra

 

mais informação

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Doutorada em Direito Público, na especialidade de Direito do Ambiente e Resíduos, e investigadora do Instituto Jurídico da mesma Faculdade, do Centro de Estudos de Direito do Ambiente, Urbanismo e Ambiente, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do Observatório ODS de a Universidade de Coimbra. Membro do Observatório Jurídico Europeu da Rede Natura 2000 e Água. Ponto focal do CIDCE em Portugal. Administrador do grupo de peritos em Direito Ambiental Europeu 'Avosetta'. Membro do Conselho Consultivo do European Environmental Law Forum. Coordenador da Rede Ibero-Americana "Just Side" desde 2018. Membro do Comitê de Conflitos de Interesses do IPBES. Embaixadora do ODS 16 da Aliança Portuguesa para o Pacto Global.

Mercedes-Echegaray

MERCEDES ECHEGARAY

Confederação Hidrográfica do Tejo

mais informação

Licenciatura em Ciências Geológicas pela Universidade Complutense de Madrid. Integrou a Administração Autónoma de Madrid, onde trabalhou durante dois anos em matérias de Avaliação Ambiental relacionadas com o meio Hídrico. No ano 2000, ingressou no Ministério do Meio Ambiente como Graduada Superior em Hidrogeologia, realizando trabalhos e gestão do Domínio Público Hidráulico para a Comissão de Águas da Confederação Hidrográfica de Guadalquivir em Sevilha. De 2004 a 2008 ocupou o cargo de Diretora do Serviço Regional de Infraestruturas Hidráulicas da Junta de Castilla-La Mancha, onde se encarregou da direção, coordenação e gestão de projetos e obras hidráulicas de competência autónoma. Desde 2008 é responsável pela Área de Participação Pública no Gabinete de Planeamento Hidrológico da Confederação Hidrográfica do Tejo. Foi professora em programas de graduação e mestrado, proferiu conferências em universidades e fundações e colaborou como coautora em livros e publicações. Além disso, é membro de várias sociedades científicas, do conselho de curadores da Fundação Imdea-Agua e da Comissão Docente do Mestrado em Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos da Universidade de Alcalá.

Maria Helena Alves

HELENA ALVES

Agencia Portuguesa de Ambiente

mais informação

Licenciada em Engenharia Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Atualmente exerce funções de Administradora da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste, sendo responsável pelo planeamento e gestão dos recursos hídricos da região. Desempenhou diversos cargos na área do abastecimento de água e saneamento, supervisionando infraestruturas e sistemas de tratamento, elaborando planos de monitorização e colaborando na execução de procedimentos de trabalho. Adicionalmente, tem participado na elaboração de planos de segurança e de contingência, coordenando processos de licenciamento e equipas de trabalho.

Susana Fernandes

SUSANA FERNANDES

Agencia Portuguesa de Ambiente

mais informação

Engenharia Química. É, desde 2019, Administradora da Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste, integrada na Agência Portuguesa do Ambiente, e membro do Conselho Nacional da Água. Iniciou a sua atividade profissional como técnica superior da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, tendo sido responsável pelo Serviço de Água e Saneamento. Em 2001 ingressou no Grupo Águas de Portugal (AdP), tendo assumido desde então vários cargos, nomeadamente foi supervisora do Centro Operacional da Raia das Águas de Lisboa e Vale do Tejo (entre 2015 e 2016) e coordenadora do Centro Operacional do Médio Zêzere (entre 2010 e 2015). Durante este período colaborou no desenvolvimento dos Sistemas de Responsabilidade Empresarial (SER), na elaboração do Plano de Segurança e do Plano de Contingência das Águas do Centro, S. A. Em 2016 ingressou na Agência Portuguesa do Ambiente, como chefe da Divisão do Tejo Interior, da Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste.

Nika Olsi

OLSI NIKA

EcoAlbania

mais informação

Olsi Nika é bióloga com mestrado em Biologia Ambiental e doutorado em andamento em Biologia da Conservação. Tem mais de 10 anos de experiência de trabalho na área de meio ambiente, política ambiental, sociedade civil e conservação da natureza. Sua experiência de trabalho começou em 2010, quando ele se envolveu em projetos de monitoramento ambiental na Albânia como parte da Faculdade de Ciências Naturais. Desde 2013 faz parte do setor da Sociedade Civil, trabalhando em diferentes projetos que lidam com proteção ambiental, advocacia e política. Assim, possui larga experiência em apoio à sociedade civil, gestão, avaliação de projetos; Conhecimento de legislação sobre ambiente, alterações climáticas e conservação da natureza, processo de aproximação e transposição do acervo da UE para a legislação nacional, desenvolvimento de projetos e conhecimento sobre políticas e legislação de governação local.

anders iversen

ANDERS IVERSEN

Norwegian Environment Agency

mais informação

Anders Iversen, biólogo, tem trabalhado como Coordenador Nacional da Água na Agência Norueguesa do Ambiente (NEA) desde 2007. Representa a Noruega no Grupo de Coordenação Estratégica da DQA (SCG), na Iniciativa de Governação da Água da OCDE (WGI) e no Centro Europeu para a Restauração de Rios (ECRR).

Português