CONGRESSO

IV CONGRESO IBÉRICO DE RESTAURACIÓN FLUVIAL
RESTAURARÍOS 2023
21-23 JUNHO

O desafio de recuperar os rios: Resiliência para a saúde, o meio ambiente e os efeitos das alterações globais

O ano de 2030 é apresentado como uma data-chave para a saúde dos rios europeus. A nova Lei do Restauro da Natureza, atualmente em fase de aprovação, tem como objetivo eliminar as barreiras fluviais para que, pelo menos, 25.000 km de rios fluam livremente até esta data. Este mesmo horizonte é também estabelecido pela Estratégia Nacional de Restauro de Rios de Espanha, que se encontra atualmente em atualização, para alcançar os seus resultados. Existem, porém, mais estratégias que visam alcançar resultados relacionados com a melhoria do ambiente até esta data como a Estratégia Espanhola de Bioeconomia (Ministério da Economia e Competitividade), a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Plano Estratégico do CIREF 2020-2030.

Rio verde 3
Ilustración azul

Por isso, é necessário fazer uma reflexão sobre a forma como vamos encarar os próximos sete anos e o papel que o restauro fluvial desempenhará na adaptação às mudanças globais que o mundo está a viver, olhando para trás e aplicando as lições aos desafios futuros. O RESTAURARIOS 2023 será o fórum onde todas as pessoas preocupadas com a saúde dos rios poderão refletir e partilhar informações, pois reunirá vários atores ligadas à gestão, investigação e planeamento de rios e ribeiras, especialistas em restauro fluvial e ciências naturais, voluntários na conservação de rios, agentes de comunicação ou pessoas anónimas interessadas na recuperação dos nossos rios. Isto é, atores de confederações hidrográficas, entidades públicas nacionais, administrações regionais, autoridades locais, entidades de gestão dos serviços das águas, consultores, universidades, meios de comunicação social, ONG e associações a nível regional, nacional ou internacional, ligadas a ecossistemas aquáticos ou que fazem parte de um grupo de interesses sobre conservação fluvial em qualquer parte da Península Ibérica ou da Europa. 

RESTAURARÍOS 2023 será a continuação do I congresso que se realizou no ano 2011 em León, do II congresso realizado em Pamplona no ano 2015 e do III congresso que teve lugar em Múrcia no ano 2019. A missão destes congressos é criar um fórum de encontro, divulgação e discussão entre as várias entidades e organizações dedicadas ao restauro fluvial para partilhar e trocar experiências.

Organização

A equipa do Congresso RestauraRios 2023 é composta por uma Comissão Organizadora, uma Comissão Científica e uma Comissão de Honra composta por especialistas de diferentes disciplinas do restauro fluvial, provenientes dos sectores público e privado e de ONG.

Português